Tuesday, November 06, 2007

Tecno aulas

  • Existe algum tipo de preconceito em relação ao uso das tecnologias aplicadas à educação?
  • Como os professores fazem uso da tecnologia na sala de aula?

Há um texto intitulado "Digital Natives, Digital Immigrants”. Nesse texto, o autor (Prensky, Mike) relaciona a dificuldade de alguns adultos em incorporar novas tecnologias com a dificuldade de imigrantes em se adaptar à nova cultura e língua do país para o qual imigrou.

Nossos alunos hoje seriam “nativos digitais”, ou seja, já nasceram na era da internet. Celulares, computadores, mp3 e sofisticados vídeo games são seus brinquedos.

Nós, professores, somos “Imigrantes Digitais”, temos que aprender a viver nesse novo mundo digital de mensagens instantâneas, relacionamentos digitais e informação de fácil acesso.

Então, baseado nessa perspectiva, de que nós professores somos provenientes de uma cultura diferente da de nossos alunos, creio que o termo “preconceito” não esteja bem empregado, e sim dificuldade em se adaptar à nova realidade seja mais apropriado.

Assim como vemos imigrantes que jamais aprendem a língua do país onde moram, geralmente se apoiando em familiares mais jovens para essa interação com o país, na cultura digital também acontece o mesmo, muitos recusam a se adaptar, outros, mesmo com dificuldades, aceitam o desafio e aprendem a viver nesse novo mundo.

Portanto, recomendo à todos os professores que tenham e usem o orkut ou outro site de relacionamento, que tenham o MSN ou outro programa de mensagem instantânea, que se comuniquem sempre por email, que façam pesquisas pessoais ou para o trabalho na internet, que tenham máquina digital e aprendam a utilizar seus recursos, que aprendam a utilizar e utilizem o formato mp3 para ouvir suas músicas, que tenham celular e aprendam a utilizar todos os seus recursos, principalmente o envio de mensagens, enfim, que aprendam a viver nesse novo mundo de tecnologia.

Só assim vamos aprender a utilizar esses recursos não somente em nossas vidas, mas também em nossas aulas.

Quanto à segunda pergunta, creio que em termos quantitativos aproximadamente 50% dos professores utilizam tecnologias em sala de aula. Como mencionei anteriormente, rádio, tv e DVD também são tecnologias e tem o seu uso bastante difundido entre os professores, apesar de que alguns ainda sentem dificuldades, principalmente com o DVD. No entanto, quando se trata da utilização de computadores, ou mesmo da internet, poucos são os bravos a se aventurar por esse mundo. Não somente pela dificuldade de se integrar com a nova realidade, mas também pelas dificuldades logísticas que enfrentamos, como número insuficiente de computares, máquinas ultrapassadas, máquinas não funcionando e dificuldade de acesso à internet.

Acho mesmo que a falta de recursos adequados assusta muito mais os professores do que a falta de tato com a tecnologia.

Tecno aulas

Você já havia tido contato com os fundamentos teóricos utilizados no projeto Interaction Students? Há alguma abordagem que gostaria de acrescentar? Tem sugestões de eventos que fazem discussão desses fundamentos e quer compartilhar com os colegas?

Sim, tive contato já na faculdade. Também fiz mestrado e discuti bastante os PCNs e a Abordagem Comunicativa.

Tenho a sugerir duas abordagens complementares à AC, a Teoria das Inteligências Múltiplas e o Ensino Para a Compreensão. Ambos com forte influência de Harvard, e que estudei em meu mestrado, inclusive aplicando-os em minhas aulas.

Sugiro a leitura de minha dissertação e os links abaixo:

http://www.biblioteca.unesp.br/
http://wideworld.pz.harvard.edu/
http://www.inteligenciasmultiplas.com.br/