- Existe algum tipo de preconceito em relação ao uso das tecnologias aplicadas à educação?
- Como os professores fazem uso da tecnologia na sala de aula?
Há um texto intitulado "Digital Natives, Digital Immigrants”. Nesse texto, o autor (Prensky, Mike) relaciona a dificuldade de alguns adultos em incorporar novas tecnologias com a dificuldade de imigrantes em se adaptar à nova cultura e língua do país para o qual imigrou.
Nossos alunos hoje seriam “nativos digitais”, ou seja, já nasceram na era da internet. Celulares, computadores, mp3 e sofisticados vídeo games são seus brinquedos.
Nós, professores, somos “Imigrantes Digitais”, temos que aprender a viver nesse novo mundo digital de mensagens instantâneas, relacionamentos digitais e informação de fácil acesso.
Então, baseado nessa perspectiva, de que nós professores somos provenientes de uma cultura diferente da de nossos alunos, creio que o termo “preconceito” não esteja bem empregado, e sim dificuldade em se adaptar à nova realidade seja mais apropriado.
Assim como vemos imigrantes que jamais aprendem a língua do país onde moram, geralmente se apoiando em familiares mais jovens para essa interação com o país, na cultura digital também acontece o mesmo, muitos recusam a se adaptar, outros, mesmo com dificuldades, aceitam o desafio e aprendem a viver nesse novo mundo.
Portanto, recomendo à todos os professores que tenham e usem o orkut ou outro site de relacionamento, que tenham o MSN ou outro programa de mensagem instantânea, que se comuniquem sempre por email, que façam pesquisas pessoais ou para o trabalho na internet, que tenham máquina digital e aprendam a utilizar seus recursos, que aprendam a utilizar e utilizem o formato mp3 para ouvir suas músicas, que tenham celular e aprendam a utilizar todos os seus recursos, principalmente o envio de mensagens, enfim, que aprendam a viver nesse novo mundo de tecnologia.
Só assim vamos aprender a utilizar esses recursos não somente em nossas vidas, mas também em nossas aulas.
Quanto à segunda pergunta, creio que em termos quantitativos aproximadamente 50% dos professores utilizam tecnologias em sala de aula. Como mencionei anteriormente, rádio, tv e DVD também são tecnologias e tem o seu uso bastante difundido entre os professores, apesar de que alguns ainda sentem dificuldades, principalmente com o DVD. No entanto, quando se trata da utilização de computadores, ou mesmo da internet, poucos são os bravos a se aventurar por esse mundo. Não somente pela dificuldade de se integrar com a nova realidade, mas também pelas dificuldades logísticas que enfrentamos, como número insuficiente de computares, máquinas ultrapassadas, máquinas não funcionando e dificuldade de acesso à internet.
Acho mesmo que a falta de recursos adequados assusta muito mais os professores do que a falta de tato com a tecnologia.
No comments:
Post a Comment